Financiamento Imobiliário: Um guia completo
Para muitos brasileiros, a aquisição de um imóvel próprio pode parecer um objetivo inalcançável. No entanto, o financiamento imobiliário pode ser uma saída viável para transformar esse desejo em realidade. Neste post, apresentarei um passo a passo para a obtenção do financiamento imobiliário, bem como quatro dicas que ajudarão a conquistar a tão sonhada casa própria. Vamos começar?
O que é financiamento imobiliário?
Trata-se de uma modalidade de crédito direcionada à aquisição de imóveis. Disponibilizado tanto por instituições bancárias públicas quanto privadas, esse recurso pode ser fundamental para você adquirir o imóvel dos seus sonhos, com condições de pagamento adequadas ao seu orçamento.
Como funciona o financiamento de imóvel?
É importante entender como funciona o financiamento de imóvel antes de fechar o seu contrato, pois é uma decisão a longo prazo e, uma vez fechado o acordo, você terá um compromisso mensal com o banco. Para conseguir o seu financiamento imobiliário, você precisará preencher alguns pré-requisitos e entregar a documentação solicitada pela instituição. O processo pode parecer burocrático, mas quando você tem uma correspondente que cuida de todo o processo, tudo fica muito mais simples e o crédito torna a compra de imóvel muito mais tranquila.
Quem pode fazer financiamento imobiliário?
Alguns requisitos podem mudar de uma instituição financeira para outra, mas outros são mais gerais e costumam valer para qualquer linha de crédito imobiliário disponível no mercado. Ser maior de 18 anos, não ter restrições em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, assim como apresentar comprovante de renda suficiente para arcar com as parcelas do financiamento são alguns requisitos essenciais.
Quais são os documentos necessários?
Se você preenche os requisitos citados, já podemos fazer uma simulação do financiamento. A simulação é uma forma de analisar as condições de pagamento disponibilizadas para o seu perfil. Depois disso é hora de apresentar a sua documentação, para enviar para análise do banco, confira alguns documentos necessários:
- RG e CPF
- Comprovante de endereço
- Certidão de nascimento ou de estado civil
- Comprovante de renda
Se você optar por utilizar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), alguns outros documentos serão necessários.
Quais são as etapas do financiamento imobiliário?
Ao entregar esses documentos, o banco fará uma análise para verificar se a sua renda é suficiente para arcar com a dívida, assim como para checar se você cumpre os pré-requisitos estabelecidos. Após a análise, outros documentos podem ser solicitados pela instituição financeira, inclusive a documentação do imóvel e do proprietário atual. Se estiver tudo certo, você já pode assinar o contrato e aguardar a liberação do crédito para compra do seu imóvel.
Posso utilizar o FGTS?
Você já deve saber que é possível utilizar o seu saldo do FGTS na compra do imóvel, não é mesmo? Pois é, essa ajudinha extra pode fazer toda a diferença no processo, mas é preciso ficar atento aos detalhes. É claro que existem algumas condições para o uso desse saldo, mas é possível abater até 80% do valor das prestações do seu financiamento em um período de 12 meses consecutivos. Além disso, você pode usar o Fundo de Garantia para compor a entrada do financiamento ou ainda para quitar o saldo devedor.



